Museu Etnográfico de Válega


Quem somos

O Museu Etnográfico de Válega surgiu em 1996, fruto das várias recolhas que foram realizadas na Vila para o seu Grupo de Folclore. Está instalado num solar do ano de 1732, recuperado nos anos 80 do século passado. Foram recolhidos objetos que retratam a vida do povo desde os anos de 1850 até aos dias de hoje. Tem um acervo de aproximadamente 3.000 peças que vão desde os xailes, até às alfaias da terra. Possui sala de Reservas visitáveis e não visitáveis, cozinha tradicional, sala de serviços educativos, salas para exposições temporárias, loja, sótão e capela. Possui um grande acervo de recolhas referente a adágios, adivinhas, orações e outros. O conhecimento das ervas usadas para tratamento das doenças no passado é outra vertente deste museu. Tem para oferta ateliers de saquitéis de ervas, rodilhas, bonecas de trapos, bolas de trapos e ainda na sua cozinha tradicional: as roscas, rabanadas, bolo de abóbora e outros.


Visitas

As visitas ao Museu podem ser realizadas em todos os dias da semana exceto ao domingo. O horário para as visitas é das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita e as visitas são guiadas. No caso de grupos são feitas marcações para qualquer hora do dia e até mesmo ao domingo.


Entre em contacto connosco para

Visitas Guiadas

Reservas visitáveis

Reservas não visitáveis

Workshops

Exposições Temporárias

Cozinha Tradicional

Loja (produtos próprios)

Recolhas Etnográficas

Reproduções de peças para grupos folclore


Loja do museu

Na loja do museu pode encontrar uma grande diversidade de produtos.

As compotas, geleias e licores, feitas de forma artesanal, sem adição de qualquer produto químico, são um produto de grande qualidade, confecionados na cozinha tradicional do museu.

Os licores, com maceração de 2 a 3 meses, feitos com aguardente e fruta, são outro produto de excelência deste museu.

Rodilhas, algibeiras, xailes, cintos pretos para os grupos de folclore, também são feitos no museu.

Saiotes de linho com rendas de algodão feitas à mão é mais um dos produtos que pode encontrar na nossa loja.

Bordamos lenços conforme a encomenda.

Não podemos deixar de mencionar as nossas ervas, que colhemos, secamos e embalamos e que temos á venda, com a discrição de como confecionar o respetivo chá, e, para que serve.


Contactos

Diretora: Teresa Amaral

Funcionária responsável por encomendas e visitas: Graça Alves

Telefone : 256502164

Telemóvel: 937224091/916792090

Mail: cpvalega@gmail.com